Oito milhões despedidos<br>em Espanha

Entre 2006 e 2015 cerca de oito mi­lhões de tra­ba­lha­dores com con­trato sem termo foram alvo de des­pe­di­mento, se­gundo re­vela um re­la­tório da cen­tral sin­dical Co­mi­si­ones Obreras, ba­seado em dados do Ser­viço Pú­blico de Em­prego Es­tatal (SEPE).

Com­pa­rando com os nove mi­lhões de tra­ba­lha­dores com con­trato sem termo exis­tente no sector pri­vado, o es­tudo con­clui que no es­paço de uma dé­cada nove em cada dez tra­ba­lha­dores per­deram os seus em­pregos.

A mai­oria dos des­pe­di­mentos foi feita à margem de pro­cessos co­lec­tivos, jus­ti­fi­cados por ra­zões eco­nó­micas, de­mons­trando que afinal é fácil e ba­rato para as em­presas des­pedir em Es­panha.

O re­la­tório cons­tata ainda que a taxa de co­ber­tura da pro­tecção por de­sem­prego baixou 25 pontos per­cen­tuais nos úl­timos seis anos, dei­xando sem apoios 45 por cento dos de­sem­pre­gados.



Mais artigos de: Breves Europa

Enda Kenny chefia governo<br>na Irlanda

O líder dos democratas-cristãos irlandeses (Fine Gael) obteve o apoio do parlamento para continuar a exercer funções de primeiro-ministro da Irlanda. Graças ao apoio de nove independentes e à abstenção dos conservadores republicanos (Fianna Fáil), Enda...

Podemos e IU selam acordo

As direcções dos partidos Podemos e Esquerda Unida de Espanha anunciaram, dia 9, o alcance de um pré-acordo eleitoral para apresentarem listas conjuntas às próximas eleições gerais marcadas para 26 de Junho. Ambas as formações anunciaram que o objectivo...